domingo, 20 de setembro de 2009

mind the gap

Eu sei do que estou falando, eu já passei por isso, várias vezes. Já fiz todas as dietas do mundo, já passei três dias tomando a sopa do Vigilantes do Peso, bati o recorde de colesterol na dieta do Dr. Atkins, tentei enganar meu apetite fingindo que era de batata o purê de couve-flor da dieta de South Beach, decorei a tabela de pontos, conheci todas as marcas de shakes e não foram poucos os finais de semana que passei me alimentando de cevada. Acredite, também já saltitei frente à tv com os vídeos de ginástica da Cindy Crawford em meados dos anos 90. Tudo isso funciona, mas há muito não passo por isso. A coisa chegou num ponto honesto em minha vida, o peso, medidas, espelho. Sei que outro dia fui fazer uma prova de roupa para um longa e a calça não entrou. A menina nada gentil do figurino ficou olhando para minha cara como quem diz "Você deveria ter passado suas medidas certas" e eu fiquei encarando ela como quem diz "Querida, não sei do que você está falando, sempre vesti esse número..." Não sei se por causa do assalto ou por conta de um homem que vem repetidamente me dizendo o quanto sou linda, o fato é que pareço ter engordado. E isso é um saco. Fatalmente comecei um regime e começar um regime significa pensar mais em comida do que se pensa normalmente, significa folhear com mau-humor os guias quando se passa pela parte de gastronomia, analisar descaradamente o prato de pessoas magras e voltar do mercado com sacolas de tofu, cogumelo e iogurtes cheios de aspartame. A vida é mesmo um castelinho de cartas, você ajeita de um lado e quando vê, o outro está prestes a desmoronar. Outro dia vi um documentário sobre o Chico Buarque, e em determinado momento o Tom Jobim dizia algo como "'é difícil administrar a vida, eu sou meu próprio síndico, tenho um monte de coisas para cuidar...". Claro que ele disse isso de forma mais poética, mas eu não tenho capacidade agora de repetir, só sei que por aqui, além de síndica, tenho exercido outras funções como as de zeladora, porteira, faxineira, contadora, agente e adestradora de animais, como a maioria, na verdade. Não é uma queixa, só constatação. Quando eu era criança, meus pais me diziam que eu deveria aproveitar enquanto podia, que a vida adulta seria bem mais difícil. Nunca concordei com eles, sempre achei a infância e adolescência bem mais cruéis que a fase adulta. E continuo achando. Mas às vezes me pego com saudade dos tempos em que eu não sabia o valor do condomínio ou das calorias de uma bolacha Bono. Espero que a correria dos próximos dias me ajude na empreitada: esta semana vou para Londrina fazer Ana C. e dia dois de outubro estreiamos Brutal. E vou ajeitando meu castelinho, andando de um lado para o outro com meus textos, tamancos e saindo do regime uma vez por dia. E só para reparar o exagero textual, nunca fiz a dieta do Dr. Atkins. Isso é coisa para meninos.


(e só para ninguém achar que sou uma moça muito acima do peso, aí vai uma foto bem bonita)

25 comentários:

  1. Você é mais do que linda, você é gostosa!

    ResponderExcluir
  2. ê, muito obrigada, só coloquei este post para ver se recebia uns elogios como esses...rs , bj

    ResponderExcluir
  3. bem bonita? trata-se de uma tremenda de uma gostosa!

    ResponderExcluir
  4. Meu amor,
    amo ler voce!

    Eu acho voce linda maravilhosa perfeita, mas se um dia voce entrar numas mesmo, eu tenho feito um jejum maravilhoso. Faço tres vezes ao ano. Me pos na linha total. Hiper saudavel, a gente fica limpinha limpinha, e feito certinho, nao da mau humor, pelo contrario...a gente fica feliz da vida e super energizada...quer saber qual é?
    http://themastercleanse.org/

    beijos linda!!!

    ps: O que é "Ana C.", eu?

    ResponderExcluir
  5. Você é linda mesmo, e seu texto é demais, demais de bom!
    Beijo
    da Ciça

    ResponderExcluir
  6. Ciças queridas, obrigada...Ana C. é uma performance que faço sobre a Ana Cristina Cesar...bjs enormes!

    ResponderExcluir
  7. martinha, se você bateu o recorde de colesterol com a dieta do dr. atkins, vc fez alguma coisa MUITO errada ou não esperou o bastante. o meu caiu dramaticamente depois de uns quatro meses. na época qu eeu fiz o exame, eu comia tipo cinco ovos por dia. parece ficção científica, mas é simples, se vc não tem gordura no corpo, tb não tem no sangue.

    ResponderExcluir
  8. é eu concordo com o rapaz que diz que vc é gostosa... bemmmmmmmmmm gostosa e deixa de bobagen!

    beijo

    ResponderExcluir
  9. você é linda,essa foto é bacana,e esse texto é meu espelho!
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Você é o desejo em forma de mulher.

    ResponderExcluir
  11. Martha, você tá ótima e é ótima e uma delícia te ler!

    Beijos

    Nigreta

    ResponderExcluir
  12. uma mulher que mastiga
    anas
    e cristinas
    quando
    a noite
    de outros
    dias
    descortina
    uma mulher

    me mastiga

    ResponderExcluir
  13. Uma charge que circula na internet mostra um home e uma mulher defronte ao espelho. Ele, careca e hiperbarrigudo, se vê um gatão saradão. Ela, uma moça linda e gostosa, se vê uma mocréiagordíssima e com tudo caindo.

    Comparando a foto com o texto, a gente conclui que a charge espelha a realidade.

    Você está muito bem! Deixa a neura prá lá, como diz o comercial.

    ResponderExcluir
  14. A insatisfação é nossa companheira, mina. Mas eu concordo com todo esse povo te chamando de gostosa, e tem uma coisa sua que eu invejo com todas as minhas forças: você é feminina, mina, e esse caminhoneiro que habita meu corpinho nunca vai me deixar ser assim. Beijos enormes e saudosos.

    ResponderExcluir
  15. doida, vc é linda....e graças a Deus esse povo me acha gostosa!

    ResponderExcluir
  16. Olha, tudo bem que a maioria das mulheres gostam de homens mais velhos, mas eu, que sou um pouquinho mais novo, acho você demais, por beleza e por talento também - um beijo

    ResponderExcluir
  17. http://www.rsaffuan.blogspot.com/ - meu blog - bjs

    ResponderExcluir
  18. É, o que não causam as contingências da vida acompanhadas de uma imagem... atraente, quando dispostas neste espaço público de forma tão interessante, hein? Os homens se revelam e se descabelam, as mulheres se rasgam em elogios e dão diquinhas, anônimos se pronunciam sem identidade e são gentilmente grosseiros! Até o meu parceiro rsaffuan (olha o cara aí) se dobra, como sempre, romântico e bom de papo. Novinho, mas não novato!

    Você, quanto charme nesse divã! Comuniquemos. um beijo...

    @marceloquaz

    ResponderExcluir
  19. nao vou dizer o obvio, mas se e pra satisfazer um desejo oculto entre uam frase e outra, ai vai: gostosaaaaaaaaaaaaa!
    A proposito: quem te fotografou? Quem estava ai, no banheiro, desfrutando de sua intimidade????????
    bjs
    Marcio Americo

    ResponderExcluir
  20. Martha,
    Fui apresentado a essa foto faz um tempo, e sou fã total dela, está entre as minhas pinups favoritas! Adorei seu blog, muito mais no estilo ecrivinha-dô (o caminho do escritor em japuguês), que o meu que segue o estilo das pequenas explosões descontroladas, com vídeos, fotos, músicas e textículos quando necessário. Dá uma visitada:
    http://aritanamalatesta.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir