quinta-feira, 1 de outubro de 2009


( Eu, Maria Manoella, Caca Manica, Erika Puga, Lu Caruso e os homens, Laerte Mello e Batata em foto de Renato parada)

Tem muita gente por aí com quem eu ainda quero trabalhar e tem gente com quem eu quero sempre continuar trabalhando. Uma dessas pessoas é o Mário, o Bortolotto. O Mário não é um diretor de processo, como ele mesmo costuma dizer. Por isso tem muita gente que, equivocadamente, acha que ele não é muito de dirigir ator. É verdade que se você propuser um ensaio-laboratório, exercícios de improvisação com o texto que ele escreveu cirurgicamente, adaptou ou simplesmente está encenando, ou ainda, se você quiser propor um jogo de expressão corporal, qualquer atividade do gênero ou dar um grito de guerra antes do espetáculo, é capaz que ele te mande sair andando, gentilmente, claro. Mas tem uma coisa, entre muitas, que ele faz com maestria: te ajuda a construir a linha de pensamento do seu personagem como ninguém. E isso é raro. Não estou dizendo que todas essas outras possibilidades de trabalho que citei acima, sejam inúteis ou menores, mas diretor é como namorado, você não acha tudo em um parceiro só. Você escolhe as qualidades das quais não pode abrir mão, e no resto, você faz sua parte e tenta se garantir. Hoje a Manu me disse na coxia "Essa peça precisava de mais uma semana...", e eu respondi, "Você pode ensaiar durante um ano, que na véspera de uma estreia, uma peça sempre precisa de mais uma semana.". Não temos uma semana, aliás, temos pouco mais que 24 horas, já que amanhã, meia-noite, nos Parlapatões, estreiamos "Brutal". Ficamos por lá todas as sextas até final de novembro, neste horário, que vai me obrigar a pedir cafés duplos, fortes e entrar em cena na hora em que o resto do mundo já está na terceira latinha de cerveja. E eu vou estar sóbria e feliz. E este post todo é para dizer que venham!

7 comentários:

  1. pena que não vou poder ver... mas vou torcer daqui.
    bjo
    dinho

    ResponderExcluir
  2. Fui!!!!! COMO O DIRETOR GOSTA DE DIZER "du caraio". Guria espetaculo perfeito, tema abordado, trilha, e vcs todos ali deram um show!!!! O fim com a SOL é absurdo de bão!!!!os caquetes que tu deu a Gloria são muito foda. A cena entre Gloria e Lais tomando o café foi de fuder!!!! mande meus parabens a todos, todos que conheci atravez da peça A NOITE MAIS FRIA DO ANO chegando em bortolloto, indo até a praça vendo a senhorita, manu, caca, carcarah, paulo de tharso e ainda ouvindo um blues de terça!!! guria, absurdo o trampo de vocês!!!! Já paguei uma dose de whisky pro mario em agradeasmcimento no aurora semanas atras, devo a todos vocês, fazem as noites do fabiano aqui serem inesqueciveis!!! Um dia bebado por ai dou os cumprimentos no tet a tet!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Martha! Menina... que espetáculo, a senhorita! BEnza Deus! Aplaudi de pé... não sento mais! Parabéns, trabalho lindo, de verdade... depois dá uma lida no meu blog, escrevi sobre vocês todas. Você me matou de rir, no meio de todo aquele vazio... linda. Talento incrível!

    ResponderExcluir
  4. Valeu mesmo Fabiano, qdo estiver por perto apresente-se hem...beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Marta, do caralho a peça, saí super mexida, escrevi no blog olhosrecemnascidos.blogspot.com.

    Parabéns!!!!

    Marina Franco

    ResponderExcluir
  6. Marthinha, concordo com tudo que vc disse sobre a direção do Mário. O Trolha estava prontinho na cabeça dele, bastou ele limpar os meus vícios e conduzir-me ao caminho.
    Beijo.

    ResponderExcluir